quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Projeto: valorizando a cultura afrobrasileira
Público alvo: anos finais do ensino fundamental
Justificativa: O presente projeto parte da importância de fazermos um estudo sobre a cultura afro descendente na formação da população brasileira e assim podermos valorizar ainda mais a contribuição desta cultura tão marcante no nosso país. Sabemos que as relações étnico raciais na atualidade brasileira ainda demora muito para ser transformada, mais acreditamos que esta transformação se dará por meio de um processo de formação desencadeado nos âmbitos  escolares e demais instituições presentes na sociedade por meios de trabalhos que possam permitir aos alunos uma reflexão sobre a valiosa participação dos negros na formação étnica do nosso país, desconstruindo idéias negativas dissemindas ao longo dos tempos. A lei 10.639 de 2003 oportuniza as escolas a conhecer a história sob ponto de vista daqueles que foram excluídos pela história oficial e de promover mudanças no comportamento das pessoas que foram educadas em meio ao preconceito e racismo. Ao desenvolver este projeto pretendemos conscientizar os nossos alunos a apresentar um caráter solidário e ético  frente a população afro descendente e o que de bom trouxeram para a cultura brasileira.
Objetivo geral: oportunizar aos nossos alunos momentos de reflexão para que possam resgatar a grande falta cometida contra a população afra descendente do Brasil que teve sempre negado o conhecimento e estudo da sua história.
Objetivos específicos:
Desmitificar a história contada sobre os olhares dos brancos;
Entender o porquê a história dos brancos teve privilegio nos bancos escolares;
Compreender sobre as diversas contribuições culturais trazidas pelos negros;
Adquirir formação simplificada do continente africano e entender o processo de migração dos negros para a América;
Reconhecer e valorizar as contribuições reais do povo negro à nação brasileira;
Apresentar iniciativas voltadas para a valorização da cultura afro-brasileira;
Reconstruir  a identidade afro descendente;
Valorizar o convívio pacífico e criativo dos diferentes componentes da diversidade cultural trazidas pelos negros;
Desenvolver uma atitude de empatia e solidariedade para com aqueles que sofrem discriminação.
Para realizar as atividades do projeto “Consciência Negra, o primeiro passo foi em sala de aula para exploração do senso comum dos estudantes do que é ter consciência, houve bastante participação e interesse por parte dos alunos.
Foram feitas leituras de vários textos sobre cultura negra, em seguida os alunos foram convidados para central de línguas para ouvir a música “Pérola Negra”, Daniela Mercury. Na central de língua os alunos ouviram a l música, logo após foi feito o convite para que os mesmos fizessem uma apresentação relacionada à música. Os alunos assistiram ao filme “besouro” que retrata a luta dos negros na conquista dos seus ideais, foi feita uma discussão e em seguida confecção de painéis para exposição no dia da consciência negra, foram realizada uma excursão até a cidade vizinha para assistirem uma apresentação da dança capoeira, foi feito um desfile com as roupas típicas, degustação de comidas africanas. Houve grande mobilização dos alunos que se envolveram muito com a realização do trabalho. http://letras.terra.com.br/daniela-mercury/45410/
Avaliação: todos os trabalhos serão avaliados das mais diversas formas, pois cada professor terá flexibilidade de organizar a melhor maneira de avaliar o seu aluno, observando para isso a mudança de comportamento frente ao racismo e preconceitos, nas diversas atividades que serão desenvolvidas ao longo do projeto e como tais mudanças servirão para a convivência étnica no dia-a-dia.




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