quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Nome: Verany de Cássia Costa
Atividade: atividade 2.2- coisas importantes e significativas
Município: Grão Mogol
Escola: Municipal José Drumond
Formadora: Maria de Lourdes

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
“Não existe nem  a primeira nem a última palavra, e não existem fronteiras para um contexto dialógico. (...) Em qualquer momento do diálogo existem as massas enormes e ilimitadas de sentidos esquecidos que serão recordados e reviverão em um contexto e num aspecto novo” (Bakhtin, 1985).
Não existe mesmo nem a primeira palavra porque não temos registrado e também nem a última, estamos em um mundo globalizado onde o acesso as informações está em tempo real por um número grande de pessoas.
É uma nova forma de interagir com o mundo, buscando novas experiencias,  onde podemos participar ativamente em cada informação. Á medida que soubermos mais sobre essa prática vai ser de grande valia no ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário